Machine to Machine: saiba o que é o M2M e como funciona

A tecnologia machine to machine (m2m) que em português significa “ de máquina a máquina”, é mais um elemento inteligente dos últimos tempos. Ela permite a troca de informações entre múltiplos dispositivos sem que precise de interferência humana.

Nos últimos anos esse tipo de tecnologia se tornou comum e necessário no cotidiano empresarial, com ferramentas para monitoramento remoto e a interação entre máquinas. 

O sistema funciona a partir de trocas entre dispositivos como as máquinas ou qualquer outro equipamento. Ele automatiza e otimiza os processos que coletam os dados para tomada de decisões.

Essa solução é muito utilizada no mundo dos negócios porque tem como objetivo agilizar os fluxos de trabalho nos setores, aumentando os ganhos de produtividade e diminuindo possíveis erros.

Quando o m2m é aliado de outras tecnologias que estão disponíveis no mercado como o IoT (Internet das Coisas), pode trazer facilidades e agilidade dentro dos negócios, ajudando a reduzir os custos. 

As principais diferenças entre a conexão m2m e IoT

Apesar de possuírem um conceito semelhante, essas duas tecnologias não são a mesma coisa. É importante ressaltar que o IoT é um subconjunto do m2m, ou seja ele utiliza uma comunicação que não necessita de intervenção humana.

O m2m se refere a uma comunicação que utiliza sensores. Não necessita de mãos humanas para que as máquinas possam se comunicar entre elas, monitora e controla a própria máquina. 

Já o IoT possui um conceito um pouco mais amplo, faz a utilização de dispositivos inteligentes que compartilham informações sobre tudo, cruza as informações que estiverem conectadas, essas interagem entre si, formando essa tecnologia entre as coisas e os sistemas. 

Esse tipo de tecnologia está presente no nosso dia a dia, mas muitas vezes acaba passando despercebido, elas auxiliam em diversas atividades que realizamos.

Exemplos da tecnologia M2M

Tecnologia para automóveis 

O sistema de internet é muito oferecido pelos fabricantes. São integrados chips que possibilitam o  acesso a dados e transmitem informações sobre o seu automóvel. 

Esse sistema envia os dados sobre o carro para o fabricante, facilitando para você caso o carro precise de manutenção de uma determinada peça, ou  até mesmo a vida útil de algum serviço. 

É um ótimo exemplo da utilização do m2m, pois o seu carro envia informações para o computador de processamento. 

Serviços de rastreamento ativos

O rastreamento ativo é uma grande preocupação para muitas empresas que precisam rastrear determinados produtos e que possuem com números de veículos, esse tipo de serviço pode se tornar caro.

Com o m2m essas empresas conseguem utilizar o GPS de forma mais acessível financeiramente, e esses rastreadores estão conectados à rede podendo ser monitorados em tempo real. 

Agronegócio 

Essa tecnologia é muito eficiente no setor da agricultura, é possível um gerenciamento de precisão dos equipamentos, independente de onde estiver é possível ter esse acesso através da conectividade. Ainda é possível ter o recurso de meteorologia que auxilia no sistema hídrico.

A Azuton oferece essa solução para automatizar os processos e reduzir os custos da sua empresa. Acompanhe sempre as atualizações do nosso blog. Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários.

Conheça a Automatize