Realidade aumentada: o que é e como funciona
Nos dias de hoje ficou comum ouvir falar sobre realidade aumentada que vem do inglês “Argumented Realitty” ou apenas a sigla RA. Isso porque de acordo com os avanços da tecnologia o mundo virtual vem se tornando cada vez mais presente em nossas vidas.
Esse conceito foi criado em 1992 pelo cientista Thomas P Caudell. Nesse ano estava sendo criado mais um avião. Cauddell percebeu que os responsáveis pela montagem passavam muito tempo tentando entender as instruções para tal montagem. Foi aí que ele pensou em desenvolver algo onde os operários tivessem acesso a um guia que os instruíssem, através do monitor.
O RA utiliza programas de computador que vão capturar as imagens do mundo real e transforma isso para o mundo digital de maneira ampliada, sempre de forma nítida que facilita a visualização e compreensão, o pokémon go é um ótimo exemplo.
Os códigos bidimensionais ou QR code como é conhecido, facilitou completamente a utilização da realidade aumentada. São códigos 2D, pois utilizam duas dimensões, que são responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo a fronteira da interatividade, possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas.
Está estratégia vem sendo muito utilizada porque pode beneficiar diversos setores: no turismo ele vem sendo usado para facilitar a vida das pessoas a conhecerem determinado lugar, ao apontar a câmera do celular para uma etiqueta QR code, você é direcionado a um aplicativo que auxilia os turistas, e essas etiquetas podem ser espalhadas na cidades, como o Timetraveller. O setor de móveis e decoração também vêm se beneficiando, como o Ikea, onde eles utilizam um aplicativo capaz de simular como determinado móvel vai ficar na sua casa. O setor da moda é um outro ótimo exemplo, as lojas renner e c&a utilizam o recurso para criar vitrines virtuais, o que melhora a experiência de seus clientes.
Esses são apenas alguns exemplos, mas é possível utilizar o RA em diversas categorias e empresas
Para o funcionamento da realidade aumentada é necessário três itens:
- Um objeto real que possua alguma orientação que esse item possui uma marca que é possível a criação do objeto virtual.
- Algum dispositivo que possua câmera
- Um software que é capaz de receber o que está sendo transmitido pela câmera.
A realidade aumentada está em crescimento ainda dentro dos setores, esse conceito vai se tornar cada vez mais presente, é possível perceber que muitas ideias ainda estão sendo desenvolvidas e muitas novidades ainda vão aparecer, pois são infinitas as possibilidades.