Proteção de dados: tudo o que você precisa saber para proteger o seu negócio
A segurança digital se tornou algo muito importante em todas as empresas e organizações, proteger sistemas, redes de computadores e programas de ataques virtuais é algo que todo líder deve se preocupar diante o cenário de tanta tecnologia em que vivemos. Todo tipo de avanço tecnológico é favorável para as empresas, com esse crescimento, cresce também a quantidade de ataques, e suas informações e de seus clientes devem estar protegidas.
Qualquer tipo de empresa pode ter seus dados vazados, independente do segmento e de seu porte. Em 2021 houve um vazamento gigante de um banco de dados de 233 milhões de brasileiros. Devido aos fatos ocorridos, muitas empresas passaram a se preocupar em melhorar a segurança digital, investindo mais para que suas informações se mantenham seguras no ambiente virtual.
Após uma invasão e o vazamento dos dados podem ocorrer diversos impactos negativos para a empresa, uma das principais preocupações é que dados confidenciais se tornam públicos, todo o processo pode ser prejudicado uma vez que a estratégia ou sistemas eram extremamente sigilosos. Pode ocorrer também o vazamento de dados bancários, tendo suas transações expostas, deixando a empresa totalmente vulnerável.
Existem diversas ameaças digitais à segurança digital.Uma vez que a empresa tem seus dados vazados pode impactar na reputação de seu negócio, fazendo com que a sua credibilidade perante os clientes se torne totalmente negativa.
As principais ameaças digitais são:
- Backdoor: software malicioso que abre brechas nos sistemas de empresa e permite assumir o controle de um computador;
- Phishing: mensagens fraudulentas geralmente enviada por email ou mensagens de texto que possuem um link, ao clicar o usuário tem seus dados roubados;
- Ataques DDos: causam quedas no sistema da empresa;
- Spyware: espia o comportamento do usuário e é capaz de acompanhar todas as ações no sistema;
- Trojans: consegue modificar e excluir informações, atacar outros e espionar;
- Ransomware: atualmente consegue “sequestrar” os arquivos de um sistema e bloquear os dados
Existem sistemas para garantir a segurança digital, uma ferramenta ou uma plataforma que tem o objetivo de proteger dados e elementos sigilosos da sua empresa. Esse sistema serve para evitar roubos e fraudes, proteger dados e informações e controlar as atividades digitais.
A empresa deve criar uma política de segurança restringindo o acesso de cada colaborador, dando a ele permissão apenas para visualizar aquilo que for preciso em sua atividade, fazer backup regularmente e deixar salvo na nuvem.