Mobilidade urbana: como as empresas podem ajudar a melhorar
As discussões sobre melhoria na mobilidade urbana estão cada vez mais recorrentes, isso porque é um dos grandes problemas da atualidade. A rotina de milhares de pessoas, na maioria em cidades grandes, vem se tornando cada vez mais estressante, podendo causar consequências tanto física como mental.
Pensar em estratégias que possam melhorar o trajeto de todos os colaboradores é benéfico para a empresa, para o funcionário e para o meio ambiente. Nos últimos anos a quantidade de veículos nas ruas aumentou desenfreadamente, e o impacto disso são os gases poluentes cada vez mais presentes.
O aumento de veículo nas ruas nas principais horas do dia torna também o trânsito em um verdadeiro caos, as indústrias automobilísticas cresceram muito e as principais vias não contavam com tamanha expansão, não estão preparadas para oferecer uma fluidez. Os motoristas acabam levando horas para se deslocarem devido a quantidade de carros nas vias ao mesmo tempo.
A mobilidade se torna ainda mais complicada quando não se pode contar com transportes públicos de qualidade. De acordo com pesquisas da organização internacional World Resources Institute (WRI), 80% dos deslocamentos são para fins de estudo ou trabalho.
Nos horários de pico os transportes públicos das cidades se tornam uma verdadeira bagunça, isso porque a quantidade disponibilizada de trens, metrôs e ônibus não são suficientes para a quantidade das pessoas que utilizam, o intervalo entre eles também é muito grande, consequentemente sempre estarão lotados.
Devido a todos esses acontecimentos e tantos outros presentes no dia a dia das pessoas, as empresas podem e devem pensar em como contribuir para a mobilidade urbana. Uma vez que os funcionários tenham facilidade em se locomover, cheguem de maneira tranquila em seus postos de serviço, isso irá aumentar a produtividade e a qualidade de suas tarefas..
Estratégias para melhorar a mobilidade urbana
Existem diversas maneiras que a empresa pode adotar para melhorar a mobilidade dos funcionários. A primeira coisa a ser feita é entender como eles se locomovem no dia a dia, a partir disso desenvolver estratégias e incentivar outros meios que possam cumprir com sua carga horária.
Incentivar transportes alternativos
A partir de pesquisas feitas, as empresas podem incentivar que aqueles que moram perto utilizem a bicicleta como meio de transporte, ou até mesmo uma caminhada ou corrida caso o trajeto não seja tão longo. Além de fazer bem à saúde, o exercício físico dá energia para as pessoas efetuarem suas tarefas.
A empresa que tem essa iniciativa, deve fornecer bicicletário e vestiário para que as pessoas possam se recompor e ter onde deixar sua bicicleta. Fora que ter essas facilidades à disposição dos funcionários faz com que muitos optem por essa forma de deslocamento.
Implementar horários flexíveis
A incompatibilidade com o horário pode ser um grande empecilho para as pessoas optarem por outros meios de transportes. Normalmente a carga horária que se deve cumprir é a mesma do horário de pico (horário comercial), o congestionamento é estressante para quem precisa trabalhar das 09h às 18h.
O que as empresas podem fazer é flexibilizar esse horário, permitindo que os funcionários escolham qual horário de entrada e de saída, uma vez que cumpram com o mínimo de horas exigido pela empresa. Assim os trabalhadores podem trocar o carro por outros meios de transportes que chegaram com facilidade.
Home office
Muitas empresas já perceberam que essa prática de trabalho funciona muito bem. Algumas optaram por dividir a equipe em presencial e home office, outras adotaram o sistemas de rodízios entre os colaboradores. Foi possível notar que o rendimento dessas pessoas crescem, elas não precisam mais enfrentar uma hora ou mais para chegar em seus postos de trabalho.
As empresas que optam pelo home office devem estar atentados as ferramentas que utilizaram para que essa comunicação corporativa funcione com qualidade de onde estiverem.
Essas são apenas algumas estratégias que as empresas podem utilizar para melhorar a mobilidade urbana, e consequentemente oferecer maior qualidade no trabalho.